domingo, 7 de setembro de 2008

Sua inveja faz minha fama??

Sabe uma coisa que eu odeio? Frase feita, idéia pronta: “Sua inveja faz a minha fama” – essa mania que a maioria das pessoas tem de achar que, quando alguém não gosta delas, é inveja. Quanta pretensão!

Sendo bem franco e sem falsa modéstia, dificilmente eu penso assim. Se alguém me odeia (e alguns têm boas razões para isso), não é porque necessariamente quer viver a minha vida. Me odeia porque eu fiz algo que lhe atingiu os nervos, porque eu disse o que não queria ouvir, porque sou incompatível com seu modo de pensar, porque estou do lado de outro alguém também odiado ou, em último caso, porque me fez algum mal, eu não perdoei e me odeia para ser recíproco.

E ainda que existam pessoas que gostariam de ser o que sou ou que gostariam de ter o que tenho, para elas eu serei inspiração, não objeto de olho gordo.

Eu adoro a minha vida, mas acho que ela é boa porque é minha, é boa para mim. Não acho que alguém, por mais idiota que seja, fique desejando ser exatamente como eu sou. Afinal, cada um sabe onde lhe dói o calo e, acredite, eu tenho muitos.

Me canso, pois, dessa posição de vítima pretensiosa e ameaçadora de algumas pessoas: “tem gente me vigiando”, “sei que você sente inveja de mim”, “como sou julgado”, “a sociedade me odeia”. Se você é um dos que pensam assim, cara, desencana! Você é importante para os seus, mas também não é a última bolacha do pacotinho. Acredite, ninguém está aí louco para ser você como você imagina.
E a sociedade julga todo mundo, não precisa de mania de perseguição. A lógica “me detestam, logo, sou gostoso(a)” é, no mínimo, confusa. Se alguém te odeia, a lógica é que não vá querer ser igual a você. Vamos usar o bom senso: às vezes a vida é bem mais simples do que parece.

Àqueles que me desgostam, só posso esperar que seja pelo que eu sou. Que sintam um ódio digno e genuíno porque, com o perdão da pretensão neste momento em particular, desejo ter inimigos que estejam à minha altura.

Nenhum comentário: